Ao ter um CRM, é importante ter leads qualificados, e a maneira como você captura esse lead, faz toda a diferença na qualidade da sua base de inscritos. Por isso, o opt-in deve ser olhado com cuidado para captar leads qualificados e otimizar o seu CRM.
A medida que as empresas crescem, é importante adotar sistemas para a captação de leads qualificados, além disso, quanto maior a base de leads e clientes, maior a necessidade de ter um software que gerencie a relação com os seus clientes e leads.
Sempre visando a satisfação e fidelização do cliente a partir da automação e organização dos processos.
Uma das maiores necessidades de todo e-commerce é a captação de leads e, atualmente, existem estratégias que buscam criar uma lista de contatos qualificados.
O opt-in é uma dessas estratégias e é o primeiro passo para criar campanhas bem direcionadas e com maior sucesso. Ao invés de uma abordagem invasiva, o opt-in visa pedir autorização para o usuário, para que ele cadastre o seu e-mail na sua base de dados.
Por isso, elaboramos esse artigo, buscando explicar os princípios do opt-in e como esse processo ajuda na estratégia de CRM e E-mail Marketing do seu e-commerce.
O que é o opt-in?
Opt-in é o ato do usuário se cadastrar e aceitar receber e-mail com conteúdos, ofertas, cupons, etc. Ele visa buscar essa autorização, a partir do interesse e engajamento do usuário que busca saber mais da empresa e do conteúdo que este negócio oferece.
A relevância do opt-in se dá na necessidade fundamental de se ter uma base de inscritos qualificada, para que a estratégia de e-mail marketing seja efetiva.
Não basta apenas captar leads, é preciso saber que o e-mail capturado é ativo, além disso, o usuário precisa ter interesse em continuar recebendo aqueles e-mails.
Os princípios do opt-in
Solicitar a autorização do usuário para enviar conteúdos em sua caixa de e-mails. Essa é uma das premissas fundamentais do opt-in.
Por ser uma boa prática, ela diminui drasticamente as chances de que os seus e-mails sejam encaminhados para a caixa de spam.
Assim, o opt-in não é invasivo e aumenta consideravelmente suas chances de conversão e facilita o seu relacionamento com os seus leads, isso porque ele aceitou receber os seus e-mails e já possui interesse no conteúdo, ou produtos que a sua empresa tem a oferecer.
Partindo desse princípio, ao criar uma lista de contatos opt-in, você cria uma lista qualificada, com inscritos interessados, reduzindo as chances dos seus e-mails serem encaminhados para a caixa de spam.
Isso melhora a reputação do seu domínio e IP. Além disso, a partir de uma base de leads qualificada, é possível segmentar seus e-mails, direcionando melhor a sua estratégia de e-mail marketing.
O opt-in é uma estratégia poderosa e sua funcionalidade é muito fácil de entender:
O cliente se cadastra em qualquer formulário em seu site e, a partir disso, você envia um e-mail mostrando que o cliente aceitou receber os e-mails da empresa a partir daquele momento.
Dentre todas as variações de opt-in (soft opt-in, single opt-in, double opt-in), o mais interessante e a estratégia mais segura é o double opt-in, isso porque o usuário confirma o recebimento daquele e-mail e autoriza o recebimento de e-mails futuros.
O double opt-in é a forma mais segura e mais eficiente, uma vez que os leads e clientes que aceitam receber e-mails futuros têm mais chances de interagir com esses e-mails e de se manterem engajados, isso porque já existe um interesse de receber este conteúdo.
Além disso, essa variação garante que você tenha uma base de inscritos qualificada, porque é mais fácil de verificar se os e-mails inscritos estão ativos.
Desta forma, você pode melhor direcionar o conteúdo de e-mail marketing, além disso, é possível criar e enviar conteúdos à segmentos diferenciados dentro da sua base de inscritos.
Ou seja, o double opt-in é uma forma transparente e ética que visa a autorização do usuário, evitando que os e-mails sejam invasivos, assim, ele aumenta a taxa de abertura e a taxa de conversão.
Porque visa usuários interessados, e cria uma base com e-mails ativos.
Saiba mais sobre o opt-in aqui.
Por que o opt-in é tão importante para a estratégia CRM e de e-mail marketing do seu e-commerce?
Para fazer o acompanhamento mais próximo e personalizado de cada cliente e nutrir seus leads, é importante ter uma base de inscritos qualificada e fresca, como já pontuamos acima.
O e-mail marketing é uma estratégia muito potente e uma das mais baratas do mercado e, a medida que o seu e-commerce cresce, também é necessário adotar uma estratégia de CRM para gerenciar seus leads e clientes, onde é possível fazer um acompanhamento mais próximo e personalizado da sua base de inscritos.
O CRM é um software onde você pode cadastrar seus clientes e registrar informações, além disso, o próprio sistema irá organizar os seus dados, além de apresentar registros de compras, canais favoritos de atendimento e é onde você pode segmentar sua base, criando métricas e buscando sempre melhorar as suas estratégias de marketing.
Desta forma, opt-in é extremamente relevante para que você utilize o melhor do e-mail marketing e do CRM.
Afinal de contas, o e-mail marketing busca criar uma relação mais estreita com os seus clientes, além de nutrir leads e acompanhar o leads pelo funil de vendas, sempre visando a conversão de vendas.
Com os clientes, o e-mail marketing irá estreitar essa relação mesmo no pós-venda, visando a fidelização do cliente, para que ele sempre volte a comprar os seus produtos e se torne uma embaixador e defensor da sua marca.
Para que esses canais possam ter uma funcionalidade sempre otimizada, é importante que a construção da sua base de inscritos seja feita da melhor forma possível.
Afinal de contas, para que o e-mail marketing funcione, é imprescindível que os e-mails sejam ativos e os usuários queiram saber mais do seu produto e tenham interesse em receber os seus e-mails.
O opt-in busca criar essa base otimizada. Não adianta ter uma enorme lista de e-mails que não sejam ativos ou de usuários que simplesmente não estejam interessados.
É preciso que esse interesse inicial esteja presente e que você busque formas de confirmar que o e-mail cadastrado esteja ativo.
É com ele que é possível criar, de uma forma mais competente, essa base de inscritos, só assim é possível segmentar a sua base de inscritos e melhor direcionar o conteúdo dos seus e-mails, além disso, ao adotar um software CRM para gerir e construir um relacionamento com os seus inscritos, é importante que esses dados sejam qualificados.
Um exemplo é, o usuário acessa o seu site. Inicialmente, ele tem contato com um pop-up interativo que oferece uma série de descontos, para obter um desses descontos, o usuário precisa cadastrar o e-mail ou fazer login em uma rede social, como, por exemplo, o Facebook.
Ao criar essa recompensa, você instiga o usuário a querer jogar essa espécie de jogo e aumenta as chances dele querer cadastrar suas informações para obter aquele desconto.
Se cadastrar a rede social, é possível verificar a existência do e-mail a partir da rede social em si, ou se cadastrar o e-mail, o usuário irá confirmar o recebimento para jogar o jogo.
Assim, ele terá uma recompensa (um desconto, por exemplo) e você terá o endereço de e-mail deste usuário em sua base de dados.
Essa troca é fundamental e, através de um sistema opt-in, é que é possível garantir que esse e-mail esteja ativo e que o usuário esteja interessado.
Esse lead ou cliente agora irá receber os seus e-mail e o CRM irá garantir que você gerencie e crie uma relação mais estreita e próspera com os seus inscritos.
O opt-in, portanto, vai ser um passo fundamental para que você consiga ter êxito em suas estratégias de marketing. Ele irá garantir que os seus dados sejam qualificados e que os inscritos estejam interessados. Assim, o opt-in aumentará sua taxa de abertura, de conversão de vendas e a fidelização do seu cliente.
Conheça mais sobre o Opt-in
Como já vimos, adotar o opt-in em seu e-commerce vai otimizar sua estratégia de e-mail marketing além de potencializar a Gestão de Relacionamento com o Cliente porque ele cria uma base de inscritos otimizada e fresca.
Desta forma, a Popconvert, software que utiliza o conceito de gamificação, parte da estratégia de opt-in para criar uma base de leads e clientes mais assertiva e potente, com e-mails ativos de usuários interessados, o que transforma a sua relação com os seus cliente e possibilita nutrir os seus leads.
Pensando na experiência do usuário, a Popconvert agrega valor ao seu conteúdo para que instigue o visitante a cadastrar o e-mail, a partir da boa prática do opt-in.
Por isso, adote um sistema opt-in para criar uma base de inscritos qualificada.
É a partir deste princípio do marketing digital que é possível dar aquele passo e criar estratégias de marketing assertivas e bem direcionadas. O opt-in irá transformar e otimizar suas estratégias de e-mail marketing e aumentar as vendas e o lucro do seu e-commerce.
Michele Alves estuda Letras, pela UNIFESP. Entusiasta pelo Marketing Digital, em seu tempo livre, Michele também é escritora e artista visual.